Login

Recuperar Senha

Metodologia

GRUPOS DE BENCHMARKING INDE

MISSÃO DO GRUPO

Promover a melhoria contínua das organizações participantes, por meio do desenvolvimento de uma rede de contatos e da troca ética e sistemática de informações, visando gerar o aprendizado e utilizando uma metodologia alinhada com os critérios da FNQ.

METODOLOGIA DE BENCHMARKING 

FINALIDADE

Definir o sistema de Benchmarking, com vistas a normatizar as atividades, bem como os procedimentos para sua operacionalização e os instrumentos de controle e acompanhamento por parte das organizações integrantes do grupo de benchmarking do INDE.

CONCEITOS

Benchmarking – é um processo contínuo de comparação e aprendizagem das melhores práticas de gestão e de processos entre as organizações reconhecidas como referencial de excelência, visando implementação de ações para melhoria da performance organizacional.

Benchmark – é um marco de referência, uma medida de desempenho, um referencial.

TIPOS DE BENCHMARKING
 
Interno: visa identificar as melhores práticas internas da organização e disseminá-las aos outros setores da própria organização.

Externo: visa identificar as melhores práticas das organizações consideradas como referencial num processo específico.

QUANTO AO OBJETO

Competitivo: visa medir funções, métodos e características básicas de produção em relação aos concorrentes diretos.

Funcional: baseado em uma função específica, permite a comparação de organizações de ramos distintos.

Genérico: baseado em um processo relacionado a várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das organizações.